quinta-feira, 28 de maio de 2009

Twitter MalaFilter

Acho que não dá para negar, sou um entusiasta do Twitter. Eu até que estava determinado a não tão cedo escrever algo sobre a rede social do passarinho azul. No entanto, inspirado por um problema enfrentado pelo @IzzyNobre do Bom Dia, resolvi voltar a este tema.

Uma das características mais interessantes da maioria dos serviços de microblogging (detesto este termo) é o de serem por natureza redes sociais assíncronas, ou seja, não é necessário um consentimento mutuo para você acompanhar ou ser acompanhado por alguém. Isto tem lá suas vantagens e seus efeitos colaterais.

Uma dos aspectos negativos, a meu ver, do modelo assíncrono adotado pelo Twitter é a possibilidade de você ser acompanhado por desafetos, que monitoram seu perfil com o único intuito de provoca-lo ou coletar informações a seu respeito. Estes problemas podem ser resolvidos na maioria das vezes com um simples bloqueio, mas para aquelas pessoas que possuem um porrilhão de followers, e não tem saco para catar o que cada um deles fala a seu respeito, eis que proponho um solução.

Seus problemas acabaram!


Em linhas gerais o software analisa seus replies mais recentes e um numero X de twitts de cada um dos seus followers em busca de situações em que o nome de seu usuário encontra-se associado com palavras que devem ser informadas em um arquivo de configuração (blacklist). Dependendo do numero e da natureza das ocorrências, o sistema atribui um peso.

Na verdade é uma solução bem crua, basicamente um Mock-Up, não espere nada finalizado ou user friendly, apesar de que qualquer pessoa com capacidade cognitiva[bb] suficiente para editar um arquivo texto pode utiliza-lo. Creio que vale pelo conceito, quem sabe esta ideia depois de ser bastante refinada, transforme-se em algo realmente suitable for dummies...

O negocio da coisa do bicho no negocio


Caso o nobre leitor não se anime em meter a mão na coisa (no código Java[bb], claro), pode simplesmente alterar as configuração e fazer bom proveito. São dois os arquivos de configuração que devem ser editados:

blacklist.cfg

Neste arquivo, você deve incluir todas as palavras que devem ser consideradas ofensivas quando associadas a seu nome.

main.cfg

Arquivo de configuração principal, nele você deve informar o seu username, seu password da sua conta no Twitter e o numero de updates que devem ser analisados de seus followers.

Executando

No diretório "bin" do projeto, existe um arquivo de lote chamado exec.cmd, se os dados digitados nos arquivos de configuração estiverem corretos, basta executa-lo para que após um tempo de processamento que pode variar, dependendo do numero de pessoas que acompanham seu perfil, para que retorne um relatório semelhante ao que se segue.

Peso Usuario
---- --------
20 Fulano
30 Sicrano
40 Beltrano

Com isto, você terá um pista de que o Beltrano, com certa frequência, posta twits onde o nome de seu usuário figura ao lado de palavras incluídas previamente na sua blacklist.

Lembrando que estes pesos não tem a pretensão de dar uma certeza metafísica (thanks to Zack Snyder) de que existe um sujeitinho te esculhambando no Twitter, mas números altos podem ser um indicativo, afinal, onde há fumaça, há fogo.

Download do código fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário