quinta-feira, 11 de junho de 2009

Incompetentes - A vez e a hora do jabuti



















Mais um post de uma série inaugurada por este texto, que poderia facilmente receber o nome de "dramas do mundo corporativo". Apesar das linhas a seguir parecerem um plágio desazado de um roteiro escrito por Scott Adams, afirmo que minha inspiração não vem das geniais tirinhas do Dilbert[bb], e sim do que vivenciei nesta ultima década, trabalhando em empresas de ramos e portes diversos.

Dos muitos habitante da fauna empresarial, o jabuti é o mais intrigante. O inábil quelônio em questão é lerdo, tem cabeça pequena e é um casca-dura nato. Como entender então como um bicho tão incapaz consegue escalar até as partes mais altas do organograma? A resposta vem de uma frase atribuída a Ulysses Guimarães que transformou-se em adágio popular:
"Jabuti em cima de árvore? Ou foi enchente ou mão de gente."
Ou seja, estes jabutis metafóricos só atingem posições mais elevadas dentro das empresas por puro acidente, ou pelo popular apadrinhamento. Sim, não há como negar, não tenho esta ilusão, trabalho duro e bem feito não conta, caros colegas! O negocio é apelar par a bajulação! Puxar o saco das pessoas certas, é que é garantia de promoção!

Os jabutis costumam ser ferrenhamente protegidos de incômodos e possíveis predadores. Ai daquele que ousar apontar para o alto, denunciando:

- Olha só, um jabuti em cima de uma arvore!

Lembre-se, ó incauto colega! Jabutis tem pernas curtas, são pesados e não sabem se equilibrar muito bem. Para mante-los nas copas das arvores, é necessário que alguém muito forte (possivelmente, mais forte que você) os apoiem!

De todos os episódios que eu presenciei, nenhum é mais emblemático do que um reunião que houve na empresa onde trabalho atualmente, pouco após a implantação do SAP.

Todos discutiam sobre as inadequações do sistema aos processos da empresa, as necessidades de desenvolvimento, etc... De repente, o jabuti de plantão, sentindo-se incomodado, pois não estava participando efetivamente (pois, como todo jabuti que se preze, não estava entendendo pa-ta-vi-na do que estava sendo dito), resolveu emitir sua opinião, não recordo bem o que foi dito, mas foi algo equivalente a isto:

Interlocutor 1: Como faremos a entrada de mercadoria que vem fracionada? Já que podemos fazer a entrada física do total.
Jabuti: Eu vou trocar a marca do meu shampoo, esta deixando o meu cabelo super ressecado!
Interlocutor 2: (ignorando o jabuti) Não sei, teremos que consultar a consultoria...

E este cascudo ocupa uma posição de liderança! E não faz pouco tempo. Como isto é possível? Este tipo não consegue ludibriar ninguém, é fácil identifica-lo! A obtusidade é pungente! Exalada por cada um dos poros! Pelo olhar perdido e pela forma embaraçada que articula as palavras...

Cada vez que vejo este tipo de coisa, me questiono: Vale a pena tanto esforço? Tanto estudo? Vale a pena tentar expandir os limites da mente (foi levantada uma teoria de que até câncer isto pode causar)? Em um mundo onde o desmérito é exaltado e os idiotas sobem ao poder?

Respondo todas estas questões com um amargo SIM! Mesmo com todos os percalços, com todas as desvantagens, a ignorância não é uma opção para mim! Capacitação e conhecimento são bens dos quais não abro mão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário