segunda-feira, 1 de junho de 2009

O Culto ao Demérito e a Inteligencia Pura

Admito que relutei muito em postar este artigo, mantive-o na geladeira por um bom tempo, talvez seja um pouco mais polêmico do que eu costumo escrever. Um post técnico??? Definitivamente não!!! Sinto decepciona-los, mas é hora de deixar os bits e bytes um pouco de lado e pensar um pouco a respeito no mundo que nos rodeia.

Considero o que é tratado nas linhas a seguir importante e de peso para nossas vidas como profissionais e principalmente como pessoas relevantes na sociedade em que vivemos.

1950 Hoje! "Síndrome de Vira-Latas"

Lendo um post do Cardoso para o Contraditorium em que, da maneira que lhe é bem peculiar, expunha suas opiniões a respeito do investimento que deveria ser feito em mentes capazes de alavancar o desenvolvimento tecnológico de nosso pais. Ele citou ainda o projeto da ONG ISMART, e como a cegueira e a burrice dos nossos governantes conseguiu cercear algo que deveria ser um catalisador de mudanças, do nosso atual estagio de consumidor de tecnologia para o de criador de novas tecnologias.

Vendo algumas reações ao artigo, notei algo que é bem perceptível em nossa sociedade: O culto ao demérito!!

Não falo do impulso natural de sermos protetores com os mais fracos, em que estes são tratados como tal: Pessoas que precisam de cuidados especiais, e que se amparadas, podem levar a vida da forma mais produtiva possível, dentro de suas limitações. Creio que esta seja uma postura muito mais honesta.

O que vemos é a fraqueza ser exaltada, ser tida como padrão, ser algo até desejável!
  • Fazem beicinho, "mimimi", esperneiam... Tudo é válido para despertar a piedade alheia!
  • Acham-se dignos de piedade e de favores. Todo mundo tem que fazer algo por eles! (Vemos manifestações explicitas disto todos os dias no que chamam de BlogEsfera)
  • Desejam ardentemente ganhar "Bolsa Família";
  • Acreditam que a premiação pelos êxitos e pelos méritos é algo arrogante!
Bonito é ser o coitadinho, o perdedor... Ninguém quer ser o campeão! Pois isso gera responsabilidades, implica em um peso para alguns...
A vida das pessoas é movida a mediocridade... Todos querem ter motivos para reclamar de fulano e sicrano!

- A culpa não é minha, eu sou um coitadinho! O culpado é do Sr. Fulano!

Psicanalistas urram de satisfação! A culpa não é minha, sou uma marionete dos fatos, uma vitima das circunstâncias! A culpa é da cadeia causal!!

Atualmente nossos estudantes não são limitados por suas capacidades, mas pelas incapacidades dos seus colegas! Tudo em favor de um mínimo denominador comum burro! As escolas utilizam um esquema fordista, em que as crianças passam em uma esteira:
  • Em cada posto de trabalho são inseridas novas peças (matérias);
  • Ocasionalmente um "produto" pode ser rejeitado por não passar no controle de qualidade;
  • O controle de qualidade também tem a opção (fomentada pelos diretores da empresa) de "fazer vista grossa" (aprovação automática);
  • Esta linha opera somente em uma velocidade.
P: Vamos dar oportunidades para aqueles que não conseguem seguir esta "velocidade padrão"?
R: Ok, ótimo!

Mas, e quanto aqueles mais ágeis? Como podemos ajuda-los? Como podemos aproveita-los?

Acho arrogante não reconhecer os êxitos e os méritos dos que tem direito a eles! Acho uma insolência magistral jogar pérolas aos porcos, jogar os talentos na privada!

A propaganda estatal ufanista do governo Kubitschek, proferia que após o Brasil ter conquistado, em 1958, o Campeonato Mundial de Futebol, o tal "Complexo de Vira-lata" diagnosticado pelo cronista Nelson Rodrigues, havia acabado... Mas hoje, mais de cinquenta anos após a esquadra brasileira ter batido a Suécia em campos nórdicos, ser vira-latas esta mais na moda do que nunca! Uivem em coro cachorrada! Quem sabe seja possível enganar a fome com algumas migalhas da pena alheia!

Eu, particularmente não acho atraente depender da piedade de outras pessoas, embora tenha consciência de que em algumas situações isto é necessário (Filantropos Piromaníacos de plantão, procurem entender o cerne da questão antes de atearem fogo na minha casa!), continuo não gostando nada da ideia!

Inteligência Pura e Simples

Esqueçam aquele papo mole das meninas do RH e aquelas teorias "edificantes" que você leu em livros de auto-ajuda! A inteligência tem um peso muito grande para o sucesso de qualquer profissional, independente do nível hierárquico!

Arrisco a dizer que ninguém chegou "lá" somente por ser sensível ou bonzinho. Bestas acéfalas não habitam "lá", não há alimento para elas, só existem árvores altas, não há relva ou pastagem.

Bem pessoal, muitos vão me acusar de nazista ou eugenista, reitero que repudio qualquer prática preconceituosa! Como dito antes, existem pessoas que são menos independentes do que outras, precisam de apoio e/ou incentivo {moral,material,espiritual,etc e tal...}. Creio que devemos ter uma postura reta, ter integridade para admitir que nem todos os seres humanos são tão capazes. Existe campo para todos, alguns foram forjados para serem físicos e outros forjam um belo físico (piadinha infame), cada um no seu quadrado!

2 comentários:

  1. Concordo com tigo em gênero, número e 'integral'.


    Tá ai, um bom motivo contra as cotas em Faculdades Federais.
    Vou ver se consigo ainda fazer os diretores da Federal daqui ver esse texto. Fica a reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Cara, nao sei se acontece la fora, mas pelo menos aqui no Brasil a sociedade vive a famosa lei de Gerson e variacoes: eh quem pode mais. Entao aquele que passa tracado final de semana em casa estudando eh o "trouxa", enquanto que os amigos estao la no bar tomando cerveja, "nem ai pra Voz do Brasil". No trabalho eh pior ainda, todo mundo conhece o tipo, chega as 8h e sai as 18h, nem um minuto a mais, nem um minuto a menos... somente o necessario como dizia aquele desenho animado (menino Mogli). "Chega sexta-feira", "chega Natal", "ai minhas ferias"... feriado entao, nunca vi tanto. O funcionario nao tem a minima nocao de que se o salario dele esta diretamente ligado ao faturamento da empresa... Para estas pessoas, pensar eh um problema, eh complicado, custa muito sabe... Certo dia, ouvi de um amigo: estamos rodeados por burros! E eh a mais pura verdade, as pessoas nao tem mais aquela ambicao que se via nos jovens ha um tempo atras... esta faltando vontade de crescer, esta faltando sonhar... nao sei realmente o que esta faltando pra esta turma... abracos, Pericles Sevegnani, Blumenau/SC, periclessevegnani@yahoo.com.br

    ResponderExcluir