quarta-feira, 3 de junho de 2009

Protótipo de um cliente Twitter para o Android - Parte 1










A palavra androide deriva do grego 'andros' (homem) + 'eidos' (especies). Androides são organismos sintéticos, criados com a finalidade de mimetizar a aparência e o comportamento dos seres humanos (Wikipedia), isto em tese, tornaria complicada a distinção entre um imitador artificial e nós, símios superiores (bem, eu acho que sou humano). Assim como no filme Blade Runner[bb] (no IMDB), os Androides estão no meio de nós! Mas calma! Não são aqueles terríveis replicantes! Nããão... Falo dos novos smartphones embarcados com a tecnologia Google que devem chegar (oficialmente) em terras tupiniquins até o final deste ano.

E, para o deleite de todos (o termo "arquitetura android" é o mais relevante para este humilde blog na busca do Google) resolvi criar um pequeno programa para demonstrar o quão fácil é desenvolver softwares relativamente complexos para esta arquitetura.

Você vai precisar de...
Setup do ambiente

Vejam aqui como configurar o SDK e o Eclipse.

Uma dica extra: Ativar o LogCat (quando alternamos para a perspectiva de depuração, é exibido. No entanto, gosto dele sempre visível). Com ele é possível ver as mensagens de depuração, erros, etc...

Window->Show View->Other->Android->LogCat

E o programa do garoto...

Antes de mais nada, informo que a simplicidade foi o meu norte para criação deste programa, portanto, não espere nada maravilhoso, e funcional. É uma prova de conceito meninos!! Serve para despertar a curiosidade e incentiva-los a trabalhar com esta tecnologia!




















Algumas limitações:
  • Você não faz login na sua conta, portanto só é possível ver a "public timeline";
  • Não é possível enviar updates, replies ou directs;
  • Os avatares dos usuários não são exibidos;
  • Os links postados não são "clicáveis";
  • etc...
Meu programa foi baseado neste exemplo. Recomendo estuda-lo para uma melhor compreensão.

No mais caros colegas, o código fonte está relativamente bem documentado, procurem estuda-lo. Ler a documentação (RTFM) também ajuda.

Pretendo evoluir este bichinho, mas isto são cenas dos próximos capítulos, aguardem e confiem!

Como sempre, cliquem aqui para fazer o Download do código fonte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário