
Hoje
Escolhi este assunto, mais uma vez, motivado por minhas experiencias pessoais. Posso afirmar com propriedade: Poucas pessoas tiveram um numero maior de experiencias negativas com vendedores do que eu!
Recomendo as pessoas sensíveis, de coração fraco, crianças, idosos e principalmente aos vendedores, representantes comerciais e bichos do mesmo filo, cautela! As cenas a seguir são fortes e podem choca-los!
NUNCA VI UMA CLASSE PROFISSIONAL TÃO IDIOTIZADA!!
Calma, calma, contem até dez! Deixem a pressão arterial se normalizar e os batimentos cardíacos voltarem ao seu compasso natural! Antes de pedirem minha cabeça em uma bandeja de prata, enxuguem as lagrimas e prossigam com a leitura...
Muitos devem estar bradando ao norte e ao sul: "Este tal de Anapropegua é um frustrado, recalcado! Ele fala estas coisas porque não recebe de salário um terço da minha comissão!"
Caaaaaaaalma pequeno gafanhoto!! Com isto que você só se condena mais ainda!! É nestas horas que o velho e surrado homem de palha surge para tentar o resgate!
Vamos lá, tenha um pouco mais de boa vontade, pare de soluçar e continue lendo.
Contrariando o poeta... Beleza não é tudo...
Qual a principal preocupação? O que ocupa as mentes da maior parte dos vendedores?
Arrisco-me em afirmar: A aparência! A grande maioria está bem mais preocupada com sua apresentação pessoal do que com qualquer outra coisa!
Meu povo, meu povinho... Um cabelo bem cortado e sapatos bem engraxados são componentes importante, podem influenciar sim, nos seus resultados... Mas uma coisa eu garanto. Não será para mim, um esforço hercúleo desviar a atenção dos seus belos olhos e observar cada um dos features do produto apresentado.
Estupido! Conheça bem o seu produto!
Conheçam, estudem, se aprofundem! Não sejam meros palradores, não restrinjam-se a repetir termos pseudo-técnicos que ouviram não sei onde, não sei quando, não sei de quem. Por favor, entendam seus produtos antes de tentar apresenta-los! Não somos idiotas!
Já vi gente chamando a CPU de um computador de "hard disk", vi outros vendendo ferramentas de B.I sem entender pa-ta-vi-na dos conceitos que existem por traz desta tecnologia! Estes, perderam pontos preciosos comigo, é improvável que eu volte a ouvi-los.
E olha que não estou falando do atendentes de lojinha do shopping ou do Sr. Zé da esquina! Me refiro a pessoas que vendem ERPs de 5 milhões de reais!
Ter bom conhecimento de mundo ajuda... E muito!!
Se você trabalha com vendas, neste momento, sua visão deve estar turva ou enxergando tudo em tons de vermelho, portanto, vá lavar o rosto! Considero este um tópico de extrema importância.
NÃO SEJA UM ALIENADO, CARAMBA!!
Leia algo que não seja livro de auto-ajuda ou "Técnica de vendas para..."
Assista documentários, telejornais, cinema, ouça musica clássica, estude psicologia, matemática, etc...
Não pense só em alargar o seu bolso, pense em como dilatar seu cérebro!
Uma venda que ultrapasse a casa dos seis dígitos não é realizada do dia para a noite! Entre uma negociação e outra, podem surgir almoços, jantares e reuniões onde outros assuntos podem ser abordados! Não seja tão pragmático, as pessoas não são tão racionais assim, o sucesso de uma transação pode ser determinado mais por um uma conversa inteligente durante o café do que pela exposição das inúmeras qualidades do seu produto.
Portanto, não trata-se de ser um manequim abobalhado! Não quero ver um desfile estático, decoradinho e todo durinho das características do seu produto! Quero trocar ideias, discutir, conversar... Meus milhões vão para aquele que for mais inteligente que uma maquina de vender refrigerante.